Image Map

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Amazing Istambul

Aí uma amiga te liga e diz que quer um pacote de 8 dias pra Istambul .
Nunca havia conhecido ninguém que passasse férias em Istambul. O mais estranho até então havia sido um outro amigo que pediu Colômbia.
Quem pensa em Colômbia e Turquia pra férias quando não tem conecções nestes países?
Santo preconceito!
A gente acha que o mundo se resume em New York, Tokio, Paris e Milão...
No post de hoje dê uma chacoalhada no preconceito , delete tudo que ouviu sobre oriente Médio por que eu vendi o pacote pra Lucília , minha Amiga e cliente . E faremos aqui um relato de sua experiência .





Chegando em Istambul
Pra entrar no país , Lucília usou passporte brasileiro (ela tem dupla cidadania) já que brasileiros não precisam de visto . Nem sei se americanos são bem vistos Por essas bandas!


Ela não preencheu nenhum formulário e nem foi questionada sobre onde seria sua hospedagem e quanto tempo ficaria na Turquia.
Como no momento em que ela nos disse que iria pra Istambul , todas as amigas se assustaram, cada uma tinha uma história aterrorizante pra contar, principalmente as dos filmes. Quando viu a facilidade pra entrar ela achou estranho .
Mas nos relatou em risos, que foi mais difícil sair...



Falando de $$
Somente os bancos com sign "change" estão aptos a trocar sua moeda estrangeira pela local,
ou pode fazer em agências de Viagem ou hotéis onde a taxa não é a melhor.  Dê preferencia as agências DOVIZ BUROSU, são agências de troca de dinheiro, estão por todo lado em pontos turísticos mas compare quem tem a melhor taxa e fique de olho nas comissões . Alguns  lugares não
Cobram. Traga sempre seu passaporte em caso eles precisem.
Você também poderá usar o seu cartão ATM , mas tenha certeza de que antes de viajar informou  o seu banco que talvez usará seu cartao na Turquia. Assim, eles colocarão um aviso na sua conta. Caso contrário, seu cartão será  bloqueado na primeira compra que fizer em solo estrangeiro.


Dress Code
Em Istanbul há várias  Mesquitas (CAMI) lê-se JHAMI. Cada uma mais linda que a outra. Por isso, se você quiser visitá-las, esteja preparada. Não se pode entrar de shorts, camisas cavadas ou com sapatos. E para as mulheres, precisam de um lenço pra cobrir a cabeca. No caso do Blue Mosque ou
Sultanahmet , eles fornecem o lençol pra cobrir as pernas. Num lugar tão bonito, tenho certeza que você quer ter lindas fotos, e não vai querer que suas fotos saiam com você enrolada em um lençol. Por isso, evite shorts ou bermudas, para que você possa entrar e sair dos lugares sem perder  nenhuma parte de seu passeio.
Por toda cidade você vai encontrar inúmeras opções de lojas que vendem lenços  lindos .
Nas mesquitas há horários de preces, e não são permitidos visitantes. Sempre terá um aviso a porta. E mulheres tem o lugar certo para ficar  . Não se misturam com os homens.



Hotel
Sultan House Hotel é uma casa que foi transformada em hotel. É simples mas bem aconchegante, com café da manhã e elevador que é um diferencial numa construção antiga. Mas uma dica…quando for reservar um quarto evite o basement ou o lobby. Que fica no nível da rua e há uma escola de
rapazes no fim da rua, e quando eles saem passam todos por sua janela fazendo barulho. Tirando isso, um hotel perfeito, limpo e em ótima localização.  O gerente Ramazan muito prestativo e paciente em explicar coisas sobre o hotel ou Istanbul. Além do mais, um inglês perfeito.
Sem contar que o hotel fica menos de 5 minutos de caminhada do SULTANAHMET.  Vários pontos turísticos bem próximos e  sem a  necessidade de pegar condução .E tem um restaurante pequeno do lado, muito prático.


Transporte
O metrô passa dentro de Istanbul. Com avisos em Turco e inglês, e é muito fácil de se locomover na cidade.  Mas para isso você terá que compar um cartão, que se chama AKBIL (SMART TICKET) por créditos. . Essas máquinas estão localizadas nas estações.
Taxis turcos são amarelos e tem a letra T na placa do veiculo.  Se você quiser dar uma gorjeta ao taxista, arredonde a corrida.


GORGETAS EM RESTAURANTE
“Service” esta incluído na conta do restaurante e cafés. Mas de qualquer forma, as pessoas tedem a deixar um small tip. Arredonde o tip ou dê  $1 ou $2 pelo bom servico.

Momentos e Sabres  de Istambul 

















Na Turquia se bebe muito chá , e o café tem uma forma diferente de se preparar. 
Agora muita atenção que essa pode ser a dica mais importante!
 Se sua sogra for turca, evite de tomar café perto dela. Tem um mal hábito de ler seu passado e futuro na borra do café que você deixar pra trás...

Todas as fotos desse post são de Lucília Pinto


Um comentário:

  1. Muito legal. Acompanhei a viagem pelo Facebook... mas foi difícil de sair do país? Abraços e parabéns pelo trabalho. Sarmento

    ResponderExcluir