Image Map

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Colatina Princesinha do Norte


                                       Colatina Princesinha do Norte

Bucolica cidade do interior do ES, assim como muitas cidades brasileiras, os aspectos socio-economicos e culturais se formaram a partir da imigracao de europeus, na maioria italianos.

Cidade cortada pelo Rio Doce, iniciou-se o desenvolvimento urbano apos conclusao de algumas obras importantes que geraram impacto na economia da cidade como a do  hospital Silvio Avidos, ponte Florentino Avidos ea  estrada de ferro, tornando Colatina uma das maiores produtoras de café do mundo.

Com um dos mais belos Por-do-sol do mundo , Segundo as revistas Americanas Time e Selecoes Readers Digest (1960) , tem tambem reconhecidas Faculdades que com sua comunidade de estudantes vindos de todo pais fazem deste lugar especialmente animado. Como exemplo a Festa do Cafona que e um evento tradicional no ES, recebe turistas vindos das mais diversas partes do Brasil,e e o evento com a maior midia espontanea  do Estado.


A ideia da festa partiu de um amigo meu  da Faculdade de Economia, Bambam Negrelli, no ano de 1988 inicialmente com 17 pessoas no quintal de sua casa.  A primeira vez que fui ja estava bem mais frequentada,  umas 30 pessoas em media (kkkkk) . Hoje sao quase  10.000 pessoas numa area com capacidade pra 20 tendas, camarotes  cabine, camarotes open bar,  camarotes com mesa, tenda para  pista de danca, 50 banheiros, equipes emergenciais, agentes de seguranca, enfim um mundo do entretenimento com seguranca.

Nos passados 25 anos de sucesso da Festa do Cafona do Bambam, eles vem representando com muita irreverencia  a hospitalidade do povo de Colatina . Toda cidade , independente desta festa que faz parte do calendario oficial dos  jovens  capixabas, recebe seus turistas como se fossem amigos de longa data.
Colatina destaca-se pela boa infra-estrutura pra receber turistas a lazer ou a trabalho. Uma vez que e o   maior  polo  de vestuario  do ES. Tem uma boa rede de hoteis , organizado sistema de taxis, uma gastronomia que vai das deliciosas comidas de boteco  ate aos restaurantes japoneses , e e claro a famosa moqueca capixaba.

Como diz o Hino da cidade tao lindamente escrito a minha terra Natal:

…” Saudade, Colatina eu terei
Saudade, do teu povo tão gentil
Saudade deste solo que pisei
Recordarei, o teu céu cor de anil
 Teus bairros, sentinelas a velar
 Teus rios, mansamente a deslizar
 Teus morros em oração
Eu sinto assim grande emoção











Nenhum comentário:

Postar um comentário